FANDOM

A Colônia
Colônia Contra Ataca, ou simplesmente Colônia, é o grupo de pessoas que trabalham com entretenimento de mídia áudio-visual. Composto principalmente de criadores de conteúdo que trabalham com a plataforma YouTube.

HistóricoEditar

2013 e 2014Editar

Durante 2013 e 2014 alguns Canais de Youtube e Criadores de conteúdo, por serem amigos, se uniram para compor o Portal Contra-Ataca encabeçado por Wilson Rafael de Azevedo, logo quando a plataforma de vídeos Youtube tentava mudar sua estrutura para atender o formato mais profissional e rentável de conteúdo áudio visual. O site divulgava conteúdo dos canais FiaspoGames, AssopraFitas, ColôniaContraAtaca e NeoTRShow e os próprios donos dos canais faziam aparições e colaborações entre seus respectivos canais.

2015Editar

Ao final de 2014 para 2015 o Portal Contra-Ataca foi fechado.

Graças as contínuas mudanças de algorítimo e a grande migração do público geral para o Youtube, 2015 foi um ano conturbado com a frequência de canais com produções mais complexas diminuindo ou parando, em detrimento da grande parte do público não estar atrás de "vídeos informativos" e "gameplays" e sim vlogs de adolescentes e vídeos de discussão entre celebridades.

Apesar disso ouve a maior reunião da Colônia e canais de amigos no evento Arena Games Show 2015 que contou com a cobertura em vídeo de Wisley, Core, Fiaspo, Zelune.

Wilson Rafael de Azevedo e Ronaldo (Gato Galáctico) criam o canal Cartuchito para resolver o problema de seus respectivos canais terem baixa frequência de produção, que não se encaixava no modelo do Youtube.

2016Editar

Em 2016 Gusang e Fiaspo conseguiram estabilizar seu formato de criação de vídeos. No Assopra fitas o carisma de Gusang somados aos títulos chamativos e intrigantes começaram a atrair este novo público, misturando os vídeos informativos aos gameplays Gusang passou a ter uma maior frequência e constância nos vídeos. Firmado a parceria com RIH (DragãoMendigo) para a ilustração das capas dos vídeos do canal, um público mais novo começou a ser cativado e iniciou uma nova era no canal Assopra fitas. Fiaspo estabilizou seu conteúdo que também passou a englobar videos informativos misturados a gameplays. Na segunda metade do ano Core das Antigas consegue engajar uma maior audiência através de projetos Independentes de RPG (em sua maioria veiculados através da internet) encabeçado por Undertale, jogo eletrônico que tem um enredo profundo e divertido, cativando massivamente o público infanto-juvenil.

Somado as mudanças radicais no modelo de produção de vídeo para o Youtube, a mudança de formato de certos canais e a necessidade de constante produção gerou desavenças entre a comunidade de seguidores da colônia, que provocou desavenças diretas entre os criadores de conteúdo e provocou uma ruptura do modelo de produção de conteúdo alinhada que existia anteriormente.

Tomás se cansou do Youtube e deixou de produzir conteúdo para o seu canal.

Matheus Canella passa a fazer dupla com Wilson no canal Cartuchito após a saida de Ronaldo em novembro de 2016.

2017Editar

Certo de que as desavenças da comunidade não deveriam afetar mais as relações dos Criadores de Conteúdo da Colônia, Wilson Rafael de Azevedo fechou a comunidade no Facebook dedicada aos seguidores da Colônia que contou com depoimentos de personalidades importantes como Tomás e Core das Antigas. Em 2017 a maioria dos canais acharam seus nichos de atuação e passaram a ter uma produção mais continua Core com jogos indies e cheios de teorias e especulações, Fiaspo e Gusang com Listas de Curiosidades e Gameplays, Nogy partindo para um conteúdo pouco documentado sobre cultura Brasileira da década de 90 (que inclui comerciais, programas de Tv, celebridades e produtos da época), Wilson e Gabriel passaram a produzir vídeos com mais constância para o ColôniaContraAtaca (sem estender demais a produção de certos quadros), passa a contratar um Ilustrador profissional (Maru Kun) para fazer suas capas de vídeos, além de promover Transmissões ao vivo interativas com seus seguidores.

2018Editar

GaleriaEditar